+20-100-2935500

Ciência de Dados: o que faz, o que é e exemplos práticos - HostExpert

April 30, 2021

Afinal, no seu dia a dia, o cientista de dados sempre faz parte de equipes, seja coordenando ou sendo coordenado. Ele está envolvido desde a definição dos processos e métodos de prospecção de dados até o seu tratamento para extração de insights. Em vez disso, ele se concentra https://blogdovalente.com.br/noticias/2023/12/curso-de-cientista-de-dados-porque-voce-deve-dar-este-passo/ em atestar se as fontes são confiáveis e deixa para os algoritmos o trabalho de validar as informações e dar a elas o destino adequado. Para facilitar o compartilhamento de códigos e outras informações, os cientistas de dados podem usar notebooks GitHub e Jupyter.

ciência de dados

Uma plataforma de ciência de dados reduz a redundância e impulsiona a inovação, permitindo que as equipes compartilhem códigos, resultados e relatórios. Ele remove gargalos no fluxo de trabalho, simplificando o gerenciamento e incorporando as melhores práticas. Os cientistas de dados trabalham em conjunto com analistas e empresas para converter insights de dados em ação.

Principais aplicações da ciência de dados

A incerteza é parte integrante da Democrático: Bootcamp de programação é porta de entrada para o mercado de TI, e isso pode dificultar estimativas e decisões. Esses dois fatores tornam o entendimento da ciência de dados mais desafiador (KAMPAKIS, 2020). Delimitando-se a analisar os aspectos relevantes relativos à obtenção de dados observados na ciência de dados para obter informações úteis, bem como os cuidados que devem ser tomados quando da gestão desses dados.

Soluções de armazenamento em cloud como data lakes oferecem acesso a infraestruturas de armazenamento, capazes de ingerir e processar grandes volumes de dados com facilidade. Esses sistemas de armazenamento proporcionam flexibilidade aos usuários finais, permitindo que criem grandes clusters conforme a necessidade. Eles também podem incluir nós de computação incrementais para acelerar as tarefas de processamento de dados, permitindo que as empresas façam ajustes de curto prazo para obter resultados a longo prazo. As plataformas de cloud geralmente possuem diversos modelos de precificação, como assinaturas ou pagamento por uso, para atender às necessidades do usuário final, seja ele uma grande corporação ou uma startup de pequeno porte.

Qual a importância da ciência de dados?

Tem funções como armazenamento em nuvem, representação gráfica e estratégias de business intelligence. Com ele, o cientista pode escolher quais informações serão seu foco e usá-las para validar ou propor planejamento. Com a avalanche de produção de novos dados diariamente, é preciso alguém especializado nessa área para conseguir extrair um material rico e preciso, que possa auxiliar nas tomadas de decisão de uma empresa, por exemplo. É necessário antes, consultar a quantidade de matérias em que será possível aproveitar.

Afinal, a Ciência de Dados é o assunto do momento, muitas organizações estão mudando seus modelos de gestão para serem orientadas aos dados. Porém, para construir uma instituição verdadeiramente centrada nesses insumos, se faz necessário definir uma estratégia que contemple dimensões que são apresentadas de maneira única no curso da ESR. Ciência de dados é um dos campos que mais cresce atualmente por utilizar informações reais e coletadas de ações para criar mecanismos, tecnologias, aplicações em plataformas digitais, auxiliando no aperfeiçoamento de ações automatizadas. Cientista de dados é um profissional que reúne, interpreta, resolve problemas e comunica todas as informações extraídas de dados analisados pelas empresas. Esta área ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho já que, hoje em dia, tudo são dados e há a necessidade de alguém para analisar e interpretar tudo isso para transformar números em informações valiosas. Hoje em dia, quando a gente fala da ciência de dados, pensa num guarda-chuva que inclui muitas coisas.

Exemplo real de análise exploratória

A professora da FIA observa que, por isso, as empresas não estão mais aceitando pagar milhões por soluções prontas. Ele encontra insumos confiáveis e precisos com grande agilidade, diferente de quando os profissionais precisavam usar sobretudo da intuição ou, então, encomendar pesquisas demoradas, onerosas e nem tão precisas assim. Com tantos dados relevantes à disposição, um gestor tem muito mais subsídios para tomar suas decisões. As análises descritivas são feitas por meio de cálculos para compor e distribuir as variáveis em questão, as quais apontam para certos tipos de tendência. Hoje em dia, os dados estão tão presentes na rotina de uma empresa que nenhuma área fica alheia a eles.

Em 2008, o título de cientista de dados foi cunhado e a área decolou rapidamente. Uma escassez de cientistas de dados vem sendo percebida desde então, com diversas faculdades e universidades  começando a oferecer graduação em ciência de dados. Quando alguém se forma em Ciência de Dados, pode construir uma carreira na área não só como cientista de dados. Outras alternativas incluem analista de dados (BI), arquiteto e engenheiro de dados, engenheiro de software e engenheiro de machine learning. A plataforma deve capacitar as pessoas a trabalharem juntas em um modelo, desde a concepção até o desenvolvimento final. Ela deve fornecer a cada membro da equipe acesso de autoatendimento aos dados e recursos.

Leave a Reply